PROCEDIMENTOS REALIZADOS

Conheça os procedimentos realizados pela nossa equipe, aqui na Gastro Center!
Clique nos nomes de cada procedimento, para saber mais detalhes.

ENDOSCOPIA

O QUE É ENDOSCOPIA?

A endoscopia digestiva alta, é um exame indicado para avaliação diagnóstica e terapêutica de doenças relacionadas a parte superior do tubo digestivo, incluindo o esôfago, o estômago e o duodeno.


COMO É REALIZADO O EXAME?

Ele é realizado introduzindo-se pela boca, um tubo flexível com iluminação central, permitindo a visualização de todo o trajeto examinado. O exame é realizado com anestesia tópica (um spray de anestésico na garganta) e com sedação venosa, para que o paciente relaxe e adormeça durante o procedimento.


QUANDO O EXAME É INDICADO?

Existem diversas indicações para o exame, dentre elas as principais são para investigar: gastrite, refluxo, úlceras, anemia, sangramento, dificuldade e/ou dor para engolir e a presença da bactéria Helicobacter pylori. Indicada também aos pacientes que possuem histórico pessoal e/ou familiar de problemas gastrointestinais, que passaram ou passarão por cirurgias no estômago, esôfago e/ou duodeno.

Além das indicações diagnósticas podem ser realizadas vários procedimentos terapêuticos, como polipectomias e ressecção de lesões, ligadura elástica e/ou esclerose de varizes de esôfago, tratamento de angioectasias por plasma de argônio, gastrostomia endoscópica, dilatação de estenoses, passagem de próteses em pacientes oncológicos e a introdução de balão intragástrico para auxiliar no emagrecimento.

COLONOSCOPIA

O QUE É COLONOSCOPIA?
A colonoscopia é um exame endoscópico destinado ao diagnóstico de doenças do reto, do intestino grosso, e da porção final do intestino delgado.


COMO É REALIZADO O EXAME?
Ele é realizado introduzindo-se lentamente pelo ânus, um tubo flexível com iluminação central, que permite a visualização cuidadosa de todo o trajeto examinado, o qual chega até a parte interior do intestino.

O exame é completamente indolor, pois é realizado com sedação anestésica venosa, para que o paciente relaxe e adormeça durante o procedimento.

QUANDO O EXAME É INDICADO?

O exame é indicado para rastreamento e prevenção do câncer colorretal a partir dos 45 anos de idade, através do diagnóstico e ressecção de pólipos colorretais. Pode ser realizado mais precocemente em pacientes com histórico familiar de câncer, além de investigação de doenças que causam dor abdominal, constipação, diarreia crônica, anemia e sangramento digestivo. Importante no acompanhamento de pacientes portadores de doença de Crohn, retocolite, divertículos e pós-cirurgias no intestino.

Além das indicações diagnósticas podem ser realizadas vários procedimentos terapêuticos, como polipectomias e ressecção de lesões, passagem de próteses em pacientes oncológicos, tratamento de retite actínica com plasma de argônio, entre outros.

CPRE

O QUE É CPRE?

É um procedimento terapêutico endoscópico minimamente invasivo que permite o tratamento de diversas doenças do trato biliar (ductos de drenagem do fígado, do pâncreas e da vesícula biliar).


COMO É REALIZADO ESSE EXAME?

Realizado pela introdução, na boca, de um aparelho semelhante ao da endoscopia, mas que possui uma visão lateral para análise da papila duodenal. O aparelho percorre até a papila duodenal maior, após, é introduzido um fio-guia, e injetado contraste, permitindo a visualização da via biliar, com auxílio de radioscopia (RX). Dependendo do diagnóstico e da situação clínica, poderão ser realizados procedimentos adicionais de tratamento, como a papilotomia (secção longitudinal da papila e seus pequenos músculos, visando ampliar o orifício de drenagem), retirada de cálculos com balão extrator ou cesta, dilatação de estenoses (estreitamentos) com balões ou sondas dilatadoras e drenagem biliar ou pancreática com emprego de próteses.


QUANDO ESTE EXAME É INDICADO?

Sua principal indicação é para retirar cálculos impactados na via biliar, que saíram da vesícula. Outras indicações são nas doenças que cursam com lesão e/ou obstrução dos ductos pancreáticos e biliares, podendo ser decorrentes de cálculos e tumores biliares, tumores e cistos pancreáticos, pancreatite crônica, doenças do fígado, extravasamentos após trauma ou cirurgia e estreitamentos inflamatórios ou pós-cirúrgicos das vias biliares.

ECOENDOSCOPIA

O QUE É ECOENDOSCOPIA?
É um exame médico que combina técnicas de ultrassonografia e endoscopia permitindo melhor visão do sistema digestivo. Na ecoendoscopia é possível obter imagens de melhor resolução de estruturas auxiliares ao sistema digestivo, como vesícula biliar, pâncreas e fígado, além de lesões do esôfago, estômago e duodeno.


COMO É REALIZADO O EXAME ?
A ecoendoscopia é realizada com um equipamento de endoscopia, com tubo flexível com câmera na ponta que captura imagens do interior do sistema digestivo. A diferença é que, além da câmera, o equipamento possui também um aparelho de ultrassom que consegue fornecer outras imagens do sistema digestivo e estruturas próximas.

O procedimento da ecoendoscopia alta é o mesmo da endoscopia. O paciente é sedado e, caso o médico encontre alguma lesão ou ponto de maior interesse ou suspeita, é possível remover uma amostra com uma agulha própria de punção.


PARA QUE SERVE O EXAME ECOENDOSCOPIA ALTA?

A ecoendoscopia serve para diagnosticar doenças que afetam o sistema digestivo. É também recomendada para a avaliação de tumores, permitindo estadiamento.

Infecções e inflamações, como pancreatite crônica e pesquisa de micro cálculos na vesícula biliar também podem ser estudados com a ecoendoscopia.

CÁPSULA ENDOSCÓPICA

O QUE É CÁPSULA ENDOSCÓPICA?
A cápsula endoscópica é um exame não invasivo, que permite a visualização de todo o intestino delgado do paciente, atingindo regiões em que a endoscopia e colonoscopia convencionais não conseguem alcançar.


QUEM PODE FAZER O EXAME?
Adultos ou crianças poderão realizar o exame. Em algumas situações especiais, a cápsula poderá ser introduzida via endoscópica.

COMO É REALIZADO O EXAME?
É realizado por meio da ingestão de uma cápsula, que possui uma micro câmera de alta resolução, capaz de tirar várias fotos por segundo.

Para a realização do exame, é colocado um cinturão na região abdominal, que transmite as imagens para um receptor que fica preso a cintura do paciente durante todo o procedimento.


O QUE ACONTECE COM A CÁPSULA DEPOIS?
A bateria da cápsula tem vida útil de 12 horas. Posteriormente, a cápsula estará inativa, sendo eliminada, de forma natural, junto com as fezes e sem a necessidade de laxativos ou outras medidas. Normalmente, será imperceptível. A cápsula não é reaproveitada em hipótese alguma.


QUANDO O EXAME É INDICADO?
O Exame é indicado para pacientes com sangramentos obscuros, que não são visíveis e diagnosticados com a colonoscopia e endoscopia. Também para pacientes em investigação de diarreia crônica, doença de Crohn, doença Celíaca e tumores intestinais.

BALÃO INTRAGÁSTRICO

O QUE É BALÃO INTRAGÁSTRICO?
É um balão de silicone, que após introduzido no estômago, tem o objetivo de ocupar espaço, levando a pessoa a comer menos, contribuindo para a perda de peso.

 

COMO É REALIZADO O PROCEDIMENTO?
O procedimento é realizado com sedação venosa, sendo introduzido pela boca do paciente o balão vazio acoplado ao endoscópio. Dentro do estômago ele é preenchido com soro fisiológico, e um líquido azul, que deixa as fezes e a urina azul ou esverdeada caso o balão venha a se romper.


QUANDO ELE PODE SER RETIRADO?
O balão pode ser retirado dentro de 06 à 12 meses, dependendo do tipo do balão utilizado.


QUANDO O BALÃO É INDICADO?
O balão é indicado para pacientes em tratamento de obesidade, devendo ser individualizado em cada caso, sempre associado com a mudança no comportamento alimentar e no estilo de vida.

 

Agende sua consulta conosco!